sexta-feira, agosto 08, 2008

A vida, o bolo e tudo mais

Já aprendi que por nada no universo devo atirar a toalha, todavia confesso que estou muito intrigado com esse costume terreno do aniversário.

Falando em termos locais, independente de que momento a pessoa tenha nascido, a cada volta que seu planeta natal dá em torno do sol (o que acontece em aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos) é, nesse dia, celebrado o aniversário da pessoa. Vale como data festiva todo o período de 24 horas que engloba o instante do nascimento, pouco importa a posição espacial do planeta. Aliás, há quem que até se importe com essa configuração, mas não como deveria. De fato, tenho que o que se comemora é o dia, no caso de hoje, seria 08/08/08.

O que se celebra é outro problema. Duas frases comuns são "feliz aniversário" e "parabéns pra você". Ambas são carentes de um significado que revele esse mistério do festejo.

Aparentemente, parecem ser congratulações por se ter completado mais um ano de vida. Algo como "meus parabéns, você conseguiu escapar da morte por mais um ano inteiro". Pela minha experiência, tenho uma vaga idéia de quantos perigos um indivíduo pode ter escapado e vencer essa perseguição da morte pode ser considerada uma vitória, motivo de muitos parabéns. Entretanto, cá comigo, o fato de sobreviver não é exatamente um motivo para parabenizar. Não consigo imaginar estar nos escombros de uma nave que perdeu metade da tripulação dando meus sinceros parabéns aos sobreviventes por essa proeza de estar vivo.

Pensando de outro modo, lembro que o que se seguem às frases típicas são desejos de dias melhores, o que poderia reforçar o pensamento anterior, mas também podem significar que o que se comemora é a possibilidade de ter, esperançosamente, mais um ano de vida e mais uma chance de fazer a coisa certa. Nesse caso, seria como "parabéns, você ganhou uma nova chance, desejo que você acerte dessa vez". Tudo bem que as pessoas daqui erram bastante, contudo não creio que seja bom lembrar que no último período não houve uma plenitude de sucessos. E quando houver? Será que vão acabar com a vida dele no próximo aniversário? Acredito que não. Afinal, os daqui nunca estão plenamente satisfeitos, mesmo atingindo sua plenitude, não percebem. Imagino que ouvir todo ano um "tente melhor na próxima" deveria ser algo frustrante e, aparentemente, não é (isso, se compreendido dessa maneira).

Talvez, todas essas palavras sejam códigos secretos ou não carregam, em si, qualquer significado real. Ou, talvez, havia um sentido no passado, porém pode ter sido esquecido com o decorrer dos anos da mesma forma que muitas das saudações como "Olá, como vai? / Vou bem, e você? / Vou bem, também." (a tréplica é quase sempre ignorada se pelo menos um dos interlocutores estiver com pressa). E, carentes de sentido, só permanecem presentes como pretexto para fazer festa e receber agrados naquele dia do ano solar.

0 comentários: