segunda-feira, dezembro 12, 2005

Para Ser Lido Num(a) Só Fôlego(Raiva)

- Pelo jeito que se veste, boa pessoa não é.
- Aquilo ali é maconheiro safado, a gente reconhece de longe!
- Seja homem! O que os outros vão pensar de você?

Furem meus olhos e estourem meus ouvidos! Odeio toda forma de discriminação! Odeio o receio da discriminação (que é ainda pior, que não passa de uma autodiscriminação)!

Qual o problema com a roupa que a pessoa escolheu ou não escolheu para vestir?
Qual o problema com o tamanho do cabelo ou do estilo do penteado ou da sua ausência de um ou outro?
Qual o problema da pessoa ser gay, ou lésbica, ou celibatária, ou pornográfico?

Será que é a essa capa que define quem somos? O respeito que devemos ter? O mérito que devemos dar ou receber? Não é o tamanho do cabelo que mede a inteligência de uma pessoa, nem o número de piercings que mede a honestidade ou o desenho das tatuagens que mede a integridade. Posso não concordar com estilo de vida de alguém ou até achar que de forma alguma eu poderia pensar, praticar ou viver daquela ou de outra forma, mas isso de forma alguma me dá o direito de recriminar ou menosprezar outrem. Nem consigo admitir que alguém fique se questionando se vai ou não ser aceito socialmente se se comportar ou se um ente querido proceder ou mostrar-se como o é. Para uns, já é tão difícil ultrapassar sua própria censura, quanto mais lhe for imposto por si ou por outrem que haverá uma outra censura da qual não escapará?

Meu Pai, que ódio! Eu sei que também sou hipócrita em algumas situações, mas não consigo presenciar isso e achar tudo normal - que a vida é assim - e não me sentir revoltado esse tipo de atitude e/ou comentário.

0 comentários: