quinta-feira, janeiro 31, 2008

"Imune"

Sempre considerou-se bom com as palavras. Sabia exatamente o que dizer. Era um tato especial que lhe dizia qual o tom que deveria usar, quais as palavras certas, o olhar adequado, a postura mais conveniente. Se não fosse um embate pessoal, mas escrito, bastava observar por alguns minutos aquele que leria e já saberia, igualmente, o que deveria por no papel. Confiava no seu talento. Foi essa habilidade que o aprovou em todos os exames na vida acadêmica, desde a escola até a pós-graduação. E que, semelhantemente, levou-o a diversos círculos de amizades e envolvimentos amorosos. Com muito pouco se frustara na vida, todavia, tivera sua cota de decepções, porque nem tudo é resolvido com palavras.

Foi numa madrugada dessas, de sexta para sábado, que ela apareceu. Ela tinha uma aura que ele ainda não tinha visto. Uma que era imune a seu dom. Ainda assim, a primeira conversa que tiveram foi muito longe de ser um fracasso.

Curtiram-se.
Desejaram-se.
Amaram-se.
Brigaram-se.
Reconciliaram-se.
Fizeram o caminho de todo casal.

Certo dia ele tentou confessar que "tentava medir as palavras que deveria dizer a ela como se andando em casca de ovos" (porque tinha um talento e que ele não estava mais funcionando já há algum tempo), porém, a confissão foi tão desastrosa que não passou da primeira etapa. Nunca mais quis comentar que possuía aquele talento.

Ela também tinha um talento (ou ele pelo menos suspeitava que sim), e também não estava funcionando tão bem (desde que o conheceu, por certo). Contudo, diferente do dele, o dela ainda funcionava quanto aos outros. O dele estava completamente desajustado. Ele admirava sua percepção. Em certos momentos ela o interpretava de forma completamente equivocada. Em outros, ela conseguia penetrar-lhe tão fundo na alma, que ele tinha convicção de que ninguém nunca o conheceu tão bem.

Todavia, o Universo tem estranhos poderes. Apesar da força gravitacional entre aqueles dois corpos, uma força bizarra separou-os por muitas décadas a fio – tempo suficiente para os dois envolverem-se com várias outras pessoas. Entretanto, talvez por pura brincadeira, o Universo fez novamente coincidir suas trajetórias. Por um instante encontraram-se – tempo suficiente para os dois...

0 comentários: