domingo, janeiro 28, 2007

E quem disse que Marx era marxista?

"Só os incautos poderiam acreditar que o presidente algum dia cedeu aos flertes do marxismo. Lula já rejeitava o marxismo em seu discurso de posse no Sindicato dos Metalúrgicos, em 1975. Ele disse literalmente que 'parte da humanidade havia sido esmagada pelo Estado, escravizada pela ideologia marxista, tolhida nos seus mais comezinhos ideais de liberdade, limitada em sua capacidade de pensar e se manifestar'.
(...)
A herança de Marx não diz respeito à teoria econômica comunista ou a seu socialismo científico. Ambos produziram enormes desastres econômicos e sociais. Refiro-me ao legado antropológico, à idéia de que o homem se faz pelo trabalho. O velho Karl constatou, antes mesmo do surgimento do mercado, que a liberdade e a igualdade são incompatíveis. Que o homem livre naturalmente produz a desigualdade.
"




O que é a ditadura da urna? Alguém que sobreviveu ao "espírito de vingança de 1988", por ele assim definido o constituinte de 1988, tornou-se um dos mais chegados a Lula nos dias de hoje, mesmo derrotado. E se "O mundo anda tão complicado" era o que Renato dizia em 1991, imagine o que ele diria hoje?

0 comentários: