sábado, março 25, 2006

...e eu te direi quem és!

Imagine se se pudesse filmar uma pessoa durante várias horas por vários dias. Um olhar observador atentaria para os pequenos gestos, às roupas que costuma usar, aos olhos, às expressões faciais, à postura, à altura da voz, etc. Ainda que ele não entendesse absolutamente nada sobre a linguagem do corpo, poderia afirmar com certa dose de certeza se a pessoa é educada ou não, que gostos possui, se é apressada ou relaxada, se é sonhadora ou realista, ou mesmo se é uma pessoa dissimulada. Imagine se fosse possível captar gestos cuja tradução levaria às mesmas conclusões, mas por meio de captação diverso, não sendo necessário o monitoramento com som e imagem por horas a fio.

É tomando como base o gesto gráfico que a grafologia ergue seu alicerce para descrever a personalidade da pessoa. E para tal proesa existe muitos livros sobre o assunto, grandes manuais práticos e muitos profissionais especializados. Apesar de não ser amplamente reconhecida pela ciência, até os mais céticos admitem que existe a possibilidade de reconhecer doenças em estágios iniciais pela escrita.

Tal como o lambedor multi-ervas que costumávamos tomar quando pequenos, na multidão de mitos, senso comum e ciência, existe alguma verdade. E, com bastante tom de brincadeira, resolvi fazer esse teste. É bem óbvio que se afasta muito da quantidade de detalhes que um grafólogo observa e, por isso mesmo, tive que fazer várias vezes, já que algumas opções simplesmente não se encaixavam com minha escrita.

Eis o resultado:
"A inclinação de sua letra mostra que você tende a ser uma pessoa extrovertida, sociável e afetuosa. A ligação de sua letra revela organização, raciocínio lógico e razoável capacidade de adaptação. A direção de sua letra indica otimismo, criatividade e impulsividade na realização das tarefas cotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio..."

Aqui começam as confusões:
"As áreas valorizadas na sua escrita destacam idealismo, erudição, preocupação com seu crescimento interior."
"As áreas valorizadas na sua escrita destacam imediatismo, preocupação com questões materiais e pouca motivação de crescimento interior."
"As áreas valorizadas na sua escrita destacam vigor físico e sexual que se refletem na grande habilidade de expressão corporal."
Quem me conhece pessoalmente pode perceber que nenhuma das alternativas são satisfatórias. Igualmente ocorre com a última parte:
"A forma de sua letra demonstra sinceridade, capacidade de adaptação, espontaneidade; sensualidade."
"A forma de sua letra demonstra firmeza, decisão, perseverança e agressividade."

Em cada alternativa surgiam características que eram conformes e outras destoavam completamente. Em termos gerais, o teste serve bem como massageador de ego.

Para quem gosta, os dois lados da moeda.

Para quem quer tirar a prova:


Assinatura, originalmente assinada por mythus.

Enjoy!

0 comentários: